Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As coisas de que eu gosto! e as outras...

Bem-vind' ao meu espaço! Sou uma colectora de momentos e saberes.

As coisas de que eu gosto! e as outras...

14.12.21

««Tradições de Natal - Lapinha: o Presépio Madeirense

Miluem

1722e2bd1b8b640cd99422c96a2108f1.jpg

Lapinha: o Presépio Madeirense

 

Por: José Lemos Silva

 

De uma maneira geral, na tradição madeirense existem dois géneros de presépios (também conhecidos por lapinhas): a escadinha e a rochinha.
A escadinha reproduz de certa maneira o altar onde o Menino é enaltecido no cimo do último degrau. Alvitra-se que foi introduzido no arquipélago por colonos algarvios ou por religiosos franciscanos (?), que foram os precursores do culto do Presépio. A tradição da escadinha é habitual no Algarve e nos Açores. Nestas regiões, este tipo de presépio é conhecido por altarinho. Para além do actual espaço geográfico português, a mesma tradição é ainda hoje usada nos países que falam a língua portuguesa, designadamente no Brasil.

Lapinha-Madeira-6.jpeg

A rochinha, inspirada na orografia madeirense, onde a Natividade é representada numa lapa ou gruta, "rodeada" de lombos, lombadas, vales e quedas de água, "povoada" por um casario disperso onde caminhos e veredas orientam as figuras (Reis Magos, pastores e ovelhas), para o "centro" da devoção do acto natalício, onde o Menino placidamente descansa no berço junto à manjedoura, amparado pelo olhar atento dos Pais. Toda esta ambiência, recorda o cenário concebido por São Francisco de Assis em 1223, segundo os cronistas, que em vez de comemorar a véspera de Natal nas igrejas, como era costume, fê-lo na floresta de Greccio, local para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor aclarar o cerimonial aos devotos. Poderemos nos atrever a dizer que a rochinha é “mais madeirense” que a escadinha.

800px-Lapinha_-_Madeira_2009.jpg

Do vocábulo lapa (gruta), provém a designação de lapinha ao presépio madeirense, e igualmente, designa alguns topónimos madeirenses, como por exemplo, a Ribeira da Lapa (próximo do Curral das Freiras) ou a Lapa da Cadela (próximo do Pico Ruivo). Com a mesma destreza popular, os madeirenses denominaram os dois tipos de presépios (a escadinha e a rochinha) por lapinhas. Era comum nas visitas natalícias aos familiares e amigos, ouvirmos o seguinte "convite verbal": – Venham ver a minha lapinha! De facto, por aquilo que nos recordamos de outros tempos, muitas vezes a lapinha poderia ser uma escadinha ou uma rochinha! Por outro lado, denominar gruta por lapa, não é exclusivo da Madeira. O mesmo vocábulo é usado no território continental português, igualmente constituindo-se em topónimo, como por exemplo em Coimbra (Lapa dos Esteios) ou em Arronches, Portalegre (Lapa dos Gaivões), entre outros locais.

Escadinha_from_Madeira.jpg

No Arquipélago da Madeira, as suas gentes comemoram as festas do Natal desde o dia do Nascimento de Jesus até ao dia de Reis.

O Natal madeirense é mais conhecido por " A FESTA".

 

Créditos:

Fonte: http://madeira-gentes-lugares.blogspot.com/2009/12/lapinha-o-presepio-madeirense.html?m=1

Fotos: 

http://www.somosmadeira.com/2016/12/os-segredos-da-lapinha-madeirense.html?m=1

https://frommadeiratomars.com/pt/5-nativity-scenes-of-christmas-in-madeira-youll-love/

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lapinha_-_Madeira_2009.jpg

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Escadinha_from_Madeira.jpg