Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As coisas de que eu gosto! e as outras...

Bem-vind' ao meu espaço! Sou uma colectora de momentos e saberes.

As coisas de que eu gosto! e as outras...

19.06.19

Sistema Público de Combate a Incêndio - Bocas de Incêndio - Parte III / III

Miluem

As tais ditas caixinhas embutidas no passeio têm para além de cores diferentes, nomes diferentes:

 

IMG_20190617_143522.jpg

Azul = Boca de Rega

 

 

IMG_20190617_143453.jpg

Sem cor / Ferrugento = S.I. Água

 

 

IMG_20190619_192308_HDR.jpg

IMG_20190619_201722_HDR.jpg

Ou das antigas que estão em paredes de edifícios e muros

 

 

IMG_20190617_205513.jpg

Tampas Multicores e  Trapalhada  entre as   Cores e Nome  Seja o que Deus quiser

 

Pela lógica haveria também uma vermelha que diria Boca de Incêndio.

 

Então não é que não encontro nenhuma?

 

Alguns sortudos ainda têm:

 

- pilaretes vermelhos em ferro que todos conhecem,

 

- uma coisa vermelha e branca que diz S.I.

IMG_20190619_195030_HDR.jpg

 

- uma coisa amarela que diz S.I.

IMG_20190619_195632_HDR.jpg

 

Muitas pessoas ainda não se aperceberam destas mudanças.

 

Numa rua de prédios (a rua é repleta de prédios r/c + 4 andares pelo menos) onde passei esta manhã, de um lado da rua, havia 3 Bocas de Rega (no passeio), do outro lado como existem estabelecimentos comerciais com alcatifas no passeio, não vi nenhuma, devem estar debaixo das alcatifas...

 

As pessoas não sabem da existência dos equipamentos, porque não há uma placa identificativa (é só mais uma caixa no chão)!!! Por isso põe-lhes uma alcatifa, um vaso, umas cadeiras, o que quer que seja em cima, até estacionar um carro...

 

Pergunta: 🚒 🚑

Como é que Bombeiros que não conhecem perfeitamente o local da emergência, vão saber que tipo de boca de incêndio vão encontrar se as há de todas as cores e feitios?

 

Então no ano passado (2018) lá telefonei eu aos serviços a perguntar porque é que caixa existente na minha rua diz Boca de Rega (é a da foto super colorida feita de encomenda para mim) quando antes lá existia uma Boca de Incêndio.

 

Depois de muito me pendurarem ao telefone, a ver se eu desistia, mas eu quando quero saber alguma coisa ... é difícil!

 

Lá me passaram a um "entendido" que me despachou a 1.000 à hora.

 

Começou por me dizer que eram a mesma coisa tanto fazia ser Boca de Rega como Boca de Incêndio era tudo igual.

 

Ao que perguntei, então para quê ter trabalho a fazer caixinhas diferentes e pintá-las com cores diferentes? Para mim uma Boca de Rega é para regar jardins e lavar a rua, não é para apagar incêndios.

 

Continuou a dizer que era tudo igual que os Bombeiros podiam usar as 2, que só mudava o encaixe das mangueiras.

 

Alto!!!!!

Afinal não é tudo igual!!!!!

 

Eu perguntei se os carros de Bombeiros tinham os 2 tipos de encaixe.

 

Respondeu que tinham obrigação disso, e a chamada caiu.

 

Entretanto soube por alguém que o caudal de água que alimenta uma Boca de Rega (como é lógico pelo nome) é imensamente mais reduzido do que o que alimenta uma Boca de Incêndio.

 

Alguém tem conhecimentos nesta Área que me possa dar uma ajuda?

 

Com as entidades Oficiais, a empurarem umas para as outras, não vou conseguir saber nada de jeito, e também não é coisa que possa ir experimentar para ver...

1 comentário

Comentar post