Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As coisas de que eu gosto! e as outras...

Bem-vind' ao meu espaço! Sou uma colectora de momentos e saberes.

As coisas de que eu gosto! e as outras...

23.04.22

Museus @ Portugal - Museu da Casa Grande

Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa, Guarda

Miluem

museudacasagrande.jpg

 

Quando visitar Freixo de Numão, uma das paragens obrigatórias é, o Museu da Casa Grande, instalado num solar barroco (segunda metade do século XVIII), onde se encontram muitos locais de arqueologia e etnologia, bem como um quintal anexo, com ruínas romanas, medievais e modernas, tendo sido ali encontrados materiais que marcam, a longínqua Idade do Ferro.

museu-da-casa-grande-2.jpg

Desde a chegada dos Romanos, podem ser vistos vestígios por toda a parte nos limites e orlas de Freixo de Numão. No estágio de aprendizagem avançada, existem algumas casas de campo: do Prazo, com três ocupações (1/2 séc. d.C., segunda metade do séc. III d.C. e era Constantino séc. 14 d.C.); Rumansil (ocupada na segunda metade do século III d.C. ao séc. V d.C.); Zimbro II (Período de ocupação que vai do séc. I ao séc. IV d.C.; Colodreira/ Escorna de Bois (Período de Ocupação vai do final do séc. II ao séc. VI).

JRN.EC.24990-147173.jpg

No que é hoje a área urbana da freguesia de Freixo de Numão, deve ter existido um importante castro (Idade do Ferro), depois fortemente romanizado. Vestígios de um grande vicus ou até mesmo de uma provável civitas, jazem debaixo de casas e ruas da zona antiga da freguesia. Referência (através de achados epigráficos) a deuses e deusas como Juno, lovi (Júpiter), Lares, Breaegui, Turocicis favorecem as suspeitas da existência dessa civitns!

464fbbb7f9973788217102d00e93c0bd.jpg

Museu da Casa Grande - Rua Direita, 5155-246 Freixo de Numão

Tel. 279 789 117 / 279 788 145

E.mail: museucasagrande@hotmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/Museu-CasaGrande-1412525512394558/

 

Créditos:

Fonte: https://www.cm-fozcoa.pt/index.php/turismo/circuito-arqueologico-freixo-de-numao

Fotos: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/museus-e-monumentos/rede-portuguesa/m/museu-da-casa-grande/     /    https://www.aldeiasdeportugal.pt/servicos/museu-da-casa-grande/

museu-da-casa-grande-1.jpg

O Edifício do Museu

Casa nobre rococó, e planta rectangular composta por ala residencial e capela adossada num dos topos, volumetricamente diferenciada. Fachada principal com casa de dois pisos, de cunhais apilastrados, terminadas em friso e cornija, sobrepostas por beiral, e zona central alteada de perfil curvo; e rasgada no primeiro piso por portal de planta côncava encimado por janela de sacada contacurvada, e com balaustrada, de moldura rematada por cornija contracurvada e volutas, sobrepujados por pedra de armas familiar, envolvida por concheados. Lateralmente rasgam-se janelas de peitoril sobrepostas, de arco abatido, as do primeiro piso rematadas por avental curvo, e as do segundo piso, mais trabalhadas, com brincos, e decoradas por enrolamentos, flores-de-lis e conchas. A capela tem pilastras compósitas, coroadas por fogaréus, e termina em empena contracurva interrompida por nicho, sendo rasgada por portal, encimado por janela, com molduras recortadas, decoradas, com orelhas, volutas, concheados, enrolamentos e elementos vegetalistas. Interior da capela com retábulo em talha dourada rococó. Caracteriza-se pela fenestração regular, de vãos em arco abatido, e horizontalidade do corpo, interrompida ao centro da casa, pela excessiva altura da empena curva alteada, acentuada pela colocação dos vãos e pedra de armas familiar em eixo, e pelo remate da capela em empena contracurvada interrompida, terminando ambos à mesma altura. O esquema de demarcação do eixo central da casa é bastante semelhante ao da Câmara Municipal de Mêda (v. PT020909090081). A casa e a capela apresentam diferente tratamento decorativo, sendo o da capela mais desenvolvido e de maior relevo, mas ambas têm linhas contracurvadas, molduras recortadas e profusão de concheados, que dinamizam a estrutura. Sobre o portal da capela existe ainda cartela com data da construção. È notório a diferença de tratamento entre a fachada principal e as laterais, terminadas apenas em beiral e de vãos rectilíneos e molduras simples.

 

Créditos:

Fonte: http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2998

Foto: https://www.aldeiasdeportugal.pt/servicos/museu-da-casa-grande/