Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As coisas de que eu gosto! e as outras...

Bem-vind' ao meu espaço! Sou uma colectora de momentos e saberes.

As coisas de que eu gosto! e as outras...

14.02.22

Museus @ Portugal - Ecomuseu de Barroso

Montalegre, Vila Real

Miluem

Ecomuseu de Barroso (I Parte)-4 (1).jpg

Ecomuseu de Barroso - https://www.ecomuseu.org/

 

Barroso distingue-se por um património riquíssimo e um imaginário coletivo diferenciador. A necessidade de salvaguardar estes elementos únicos levou as autarquias de Montalegre e Boticas a delinear um projeto capaz de assumir a responsabilidade de uma estratégia de desenvolvimento. Nasceu, assim, o Ecomuseu de Barroso, reconhecido agregador e potenciador da identidade, museu de território em constante relação com a população local e portador da memória coletiva.

Situada no planalto barrosão, a região e as suas gentes souberam preservar rituais únicos, produtos ímpares pela qualidade e autenticidade, associados a um saber receber sem igual. Estas características assumem-se como uma mais-valia na promoção turística, fruto da tenacidade de um povo forte, já com reconhecimento além-fronteiras.

“Tocar” a origem fica mais fácil através deste portal capaz de apelar aos sentidos de forma intuitiva. Fica o convite para que se deixe guiar numa viagem ao compêndio da essência barrosã e conheça este “pedaço de terra”, que ocupa um terço do único parque nacional do país: o Parque nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Com a nobre missão de transportar relíquias, apresenta-se como fiel guardião de “momentos” que identificam um Povo e um território. Daqui parte a descoberta para o que de melhor o “reino maravilhoso” tem para oferecer. A aventura e as experiências sensoriais excecionais apresentam-se obrigatórias num roteiro que abraça tradições, cultura, aldeias e as pessoas, verdadeiros agentes do desenvolvimento local.

 

Créditos:

Fonte e Foto: https://www.ecomuseu.org/

Video: Youtube

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.