Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As coisas de que eu gosto! e as outras...

Bem-vind' ao meu espaço! Sou uma colectora de momentos e saberes.

As coisas de que eu gosto! e as outras...

27.01.22

Faro @ Lendas de Portugal - A lenda da imagem de São Tomás de Aquino

Miluem

sao-tomas-de-aquino-l-480x330.jpg

A lenda da imagem de São Tomás de Aquino

 

No início do século XIX, o Algarve foi atingido por um dos muitos surtos de peste que ciclicamente fustigavam a Europa.

Numa dessas ocasiões, a população farense, aterrorizada, pediu a São Tomás de Aquino (um dos santos padroeiros da cidade), que protegesse a capital algarvia da doença.

Rezaram-se missas e fizeram-se preces ao santo, que parece ter escutado a população devota, pois a peste não entrou em Faro.

Em retribuição pelo milagre, o Bispo do Algarve, Dom Francisco Gomes do Avelar encomendou uma imagem de mármore branco, vinda diretamente de Itália, para ser colocada no nicho do Arco da Vila.

Quando chegou o momento de colocar a imagem no respetivo nicho, os operários depararam-se com um problema.

A estátua do Santo era muito pesada, ou talvez a técnica utilizada para a içar não fosse a mais adequada, o certo é que após seis tentativas, os homens decidiram chamar o Bispo.

Conta a lenda, que Dom Francisco Gomes terá então segredado umas palavras ao ouvido da imagem de São Tomás de Aquino, ordenando em seguida que esta fosse içada de novo para o nicho, o que, para grande espanto de todos, já não levantou qualquer dificuldade.

Desde então, ficou na memória do povo, não só o milagre de São Tomás de Aquino, mas também a lenda do milagre do Bispo Dom Francisco Gomes de Avelar.

 

Créditos:

Fonte: https://www.uf-faro.pt

Foto: https://paroquiasaoluis-faro.org/28-de-janeiro-s-tomas-de-aquino-presbitero-e-doutor-da-igreja-padroeiro-da-cidade-de-faro/