Como disse?
Andei aqui no meu telemóvel, atafulhado das coisas que tenho a mania de guardar, e encontrei:
- a imagem,
- a informação do governo,
- a tolerância de ponto e o motivo,
- as recomendações da DGS,
tudo links abaixo
“(…)
Mr. Siza Vieira said that “a lot of people” in Portugal had seen family members during the Christmas holidays. Many, he added, had crisscrossed the country, ignoring rules prohibiting domestic travel. “The evidence of the mobility in the country shows that people didn’t even respect the restrictions that we had in place,” he said.
(…)
“(…)
O ministro da Economia acredita que o alívio das restrições no Natal e o facto de os portugueses não terem cumprido as regras que havia nessa altura foram a principal causa para o disparo no número de casos de infeção no país. Em entrevista ao The New York Times (conteúdo em inglês), Pedro Siza Vieira disse ainda que se preveem semanas bastantes difíceis no que toca ao evoluir da pandemia.
O Governo aliviou as medidas de restrição na quadra natalícia e “muitas pessoas” aproveitaram para visitar familiares nessa altura, começou por dizer o ministro, referindo que muitas cruzaram o país, ignorando as regras que proibiam as viagens domésticas. “As evidências da mobilidade no país mostram que as pessoas nem respeitaram as restrições que tínhamos na altura”, acrescentou.
(…)
https://eco.sapo.pt/2021/02/04/pessoas-nao-respeitaram-restricoes-durante-o-natal-diz-siza-ao-nyt/ “
https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/12/05/medidas-para-o-natal-e-ano-novo/