Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As coisas de que eu gosto! e as outras...

Bem Vind' ao meu espaço! Sou uma colectora de momentos e saberes, gosto de os partilhar por imagens e ou palavras.

As coisas de que eu gosto! e as outras...

05.04.20

Chaves @ Lendas de Portugal - Maria mantê-la

Miluem

761510.jpeg

 

 

A Estátua da Santa Maria Mantela fica no Jardim do Bacalhau, antigamente chamado Terreiro da Cavalaria, no centro da Cidade. Na estátua podemos ver escrito “A mãe e filho”.

Reza a lenda de Maria Mantela que pelos anos 1300, uma mulher chamada Maria Mantela que vivia em Chaves com o seu marido Fernão Gralho e esta não acreditava que uma mulher pudesse ter dois filhos de um só parto, sem que estes fossem filhos de diferentes pais.

 

Certo dia bateu à sua porta, uma pobre mendiga, com dois filhos nos braços, e pediu-lhe esmola. Quando Maria Mantela viu as duas crianças que lhe pareceram da mesma idade, perguntou-lhe se eram seus filhos. A mendiga, respondeu que sim, e que os tivera de um só parto, e como era pobre via-se obrigada a mendigar.

 

Maria Mantela em vez de dar esmola à pobrezinha, mandou-a embora e disse-lhe para nunca mais lhe bater à porta. A mendiga, saiu com as lágrimas a escorrer, e ao sair fez uma cruz na porta de entrada.

 

Maria Mantela contou ao marido o que tinha feito, e este não concordou nada, dizendo, que ela estava errada.

 

Passado algum tempo Maria Mantela ficou grávida, e deu à luz sete crianças, todas elas muito parecidas. Ela, receando que seu marido não ia acreditar que as crianças fossem todas dele, chamou a criada e ordenou-lhe que metesse seis dessas crianças dentro de um cesto, e que as atirasse para o local mais fundo do rio Tâmega.

 

A criada assim fez, mas no caminho cruzou-se com o marido, e este descobriu o que havia dentro do cesto. A criada contou-lhe o que se tinha passado, e então Fernão Gralho decide levar as seis crianças para junto de seis amas, e pede à criada que guarde segredo, e que fizesse de conta que as ordens que recebera tinham sido cumpridas.

 

761511 (1).jpeg

 

Os meninos foram criados em seis aldeias do concelho de Chaves.

 

Passados sete anos, Fernão Gralho aproveitou que a sua mulher não estava em casa, para recolher as seis crianças que tinham estado ao cuidado das amas. Quando Maria Mantela regressou a casa, o marido chamou-a à sala, e pediu à mulher que de entre as sete crianças que se encontravam lá escolhesse o seu filho. Mas eram todos iguais, e ela descobriu que eram todos seus filhos.

 

Maria Mantela caiu nos braços do marido a chorar de alegria e de arrependimento. Daí em diante ambos amaram muito os seus sete filhos, principalmente Maria Mantela que pensava que seis deles estavam mortos.

 

Conta ainda a lenda, que os sete se tornaram padres em sete aldeias do concelho.

Fonte

https://chavesandaround.wordpress.com/2018/01/13/estatua-da-santa-maria-mantela/

 

Fotos: https://www.allaboutportugal.pt/pt/chaves/monumentos/estatua-da-santa-maria-mantela