Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As coisas de que eu gosto! e as outras...

Bem-vind' ao meu espaço! Sou uma colectora de momentos e saberes.

As coisas de que eu gosto! e as outras...

03.10.19

Castro Marim @ Lendas de Portugal - Lenda do Azinhal

Miluem

Foto: http://portugalfotografiaaerea.blogspot.com

 

Lenda do Azinhal

 

    Diz a lenda que antigamente, no local que hoje se chama Azinhal, existia um nobre muito poderoso e que era dono de muitas terras e que esse nobre tinha uma filha muito bela e que estava habituada a satisfazer todos os seus desejos.

    Um dia essa rapariga conheceu um jovem cavaleiro, que era também muito belo e por quem se apaixonou. Só que esse jovem jurara a ele próprio que nunca se havia de se apaixonar por ninguém e que queria ser livre para sempre.

     Entretanto, o jovem não conseguiu resistir ao encanto da jovem e apaixonou-se mesmo por ela. Então, a rapariga, impôs-lhe como condição, antes de se entregar, que ele renunciasse à sua liberdade.

     Então o cavaleiro, desesperado e sem saber o que fazer da sua vida, correu até um montado de azinheiras e ao chegar junto de uma árvore cravou um punhal de oiro no coração e morreu.

    Diz-se ainda hoje que este jovem costuma aparecer durante a noite com o peito ferido e a sangrar e que também se ouvem suspiros e o choro de uma jovem.

     A lenda diz também que os dois continuam a amar-se eternamente e que ela, sempre a chorar, vai fazendo, vai tecendo finas rendas para tentar estancar o sangue que sai do coração do seu amado.

    Foi também a partir desta lenda que terão surgido as rendas de bilros que são também hoje muito conhecidas aqui na aldeia, que algumas mulheres ainda continuam hoje em dia a fazer.

 

Fonte Biblio:  AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) Faro, n/a,

Ano: 2007 - Place of collection: Azinhal, CASTRO MARIM, FAROColector: Helder Manuel Marcos (M)

Informante: Ana Isabel Silva (F), 29 y.o., born at Azinhal (CASTRO MARIM) FARO, Narrativa -  Crença: Unsure / Uncommitted

Centro de Estudos Ataíde Oliveira

7 comentários

Comentar post