Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As coisas de que eu gosto! e as outras...

Bem-vind' ao meu espaço! Sou uma colectora de momentos e saberes.

As coisas de que eu gosto! e as outras...

23.09.21

Barrancos @ Lendas de Portugal - As lendas do Castelo de Noudar

Miluem

A_fortaleza_do_espaço.jpg

Foto: Wikipédia - Asfotografia

 

 

As lendas do Castelo de Noudar – Barrancos

 

1 - Versão erudita:

 

Constava que nos subterrâneos do Castelo de Noudar vivia uma triste moura que se passeava à sombra dos freixos dos rios (Ardila e Múrtega), mas que ao menor sinal suspeito transformava-se em serpente e desaparecia por qualquer buraco.

 

A lenda explica que o encantamento vem dum desgosto infindável. Um irmão da moura apunhalara uma grande amiga dela que o repudiara por querer baptizar-se e desejar casar com um cristão. O mouro, com os seus guerreiros, matara todos os moradores do Castelo de Fornilhos (monte próximo de Barrancos) onde vivia a jovem vítima que, no último momento da sua vida conseguira ser baptizada.

 

Assombrado e arrependido, o criminoso correra a enforcar-se e a irmã tomou encantamento por artes mágicas, refugiando-se em misteriosos subterrâneos do Castelo de Noudar.

 

Nas intervenções arqueológicas realizadas em Noudar não se encontraram ainda os subterrâneos, mas unicamente um túnel, provavelmente de buscadores de tesouros, infatigáveis destruidores, apesar dos medos de possíveis encontros com moura-serpente.

 

Patrimonio_erigido.jpg

Foto: Wikipédia - Asfotografia

 

2 - Versão popular:

 

Constava que no Castelo de Noudar, junto à porta de entrada, uma grande serpente (ou cobra) penteava os seus longos cabelos louros todos os dias aos primeiros raios de sol. Consta que o homem que a visse, ficava encantado e apaixonado com a sua beleza (provavelmente dos cabelos).

 

Noudar,_Barrancos,_Portugal_(5714279734).jpg

Castelo de Noudar: a torre e a igreja – Foto: Wikipédia Rosino

 

3 - Versão popular (menos lenda e mais realidade):

 

Segundo alguns locais de Barrancos, era frequente o desaparecimento de ovelhas e cabras que pastavam pelos campos da Coitadinha e Russianas (propriedades envolventes do Castelo de Noudar). Estes desaparecimentos eram atribuídos a uma cobra "grande e com cabelos" (provavelmente uma serpente), várias vezes avistada pelos pastores.

 

Fonte: http://estadodebarrancos.blogspot.com/2008/09/as-lendas-do-castelo-de-noudar.html