Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As coisas de que eu gosto! e as outras...

Bem-vind' ao meu espaço! Sou uma colectora de momentos e saberes.

As coisas de que eu gosto! e as outras...

16.01.22

A Procissão ou Devoção dos Nus

Miluem

01 P1040143.JPG

A Procissão ou Devoção dos Nus foi um costume que nasceu num dos lugares da Freguesia de São Martinho do Bispo tratando-se de um dos fenómenos mais importantes, consistentes e duradouros a religiosidade popular em Portugal.

Decorria uma das muitas crises agrícolas em Portugal, esta de 1422 a 1427, e as searas, rebanhos e pessoas eram dizimados pela peste.

Foi então que os seus cinco filhos iriam despidos da cinta para cima e dos joelhos para baixo, na procissão em honra dos Santos; mártires de Marrocos, que se realizava em todos os dias 16 de Janeiro.

Em virtude disso, Vasco Martins e seus filhos foram poupados e a promessa cumpriu-se.

A partir dai, o número de participantes aumentava cada ano, vindo das povoações rurais apresentando-se despidos à imagem dos mártires de Marrocos nos seus dias de tortura.

Tornou-se num doa maiores e mais curiosos fenómenos da Região, que só terminou três séculos e meio mais tarde, quando foi interdito por carta pastoral de 15 de Janeiro de 1798, pelo então Bispo Conde de Coimbra, D. Francisco de Lemos Pereira Coutinho, que não proibia a procissão em si, mas a participação dos nus.

 

Créditos:

Fonte:https://saomartinhodobispoeribeiradefrades.pt/ver_conteudo13

Foto: https://lisboasos.blogspot.com/2013/01/os-santos-nus.html?m=1